Disney?Pixar's "Inside Out" takes us to the most extraordinary location yet - inside the mind of Riley. Like all of us, Riley is guided by her emotions - Anger (voiced by Lewis Black), Disgust (voiced by Mindy Kaling), Joy (voiced by Amy Poehler), Fear (voiced by Bill Hader) and Sadness (voiced by Phyllis Smith). The emotions live in Headquarters, the control center inside Riley's mind, where they help advise her through everyday life. Directed by Pete Docter and produced by Jonas Rivera, "Inside Out" is in theaters June 19, 2015.

Dentro da Sala de Comando, o centro de controle dentro da mente de Riley de 11 anos, cinco emoções trabalham sem parar, lideradas pela otimista Alegria, cuja missão é garantir que Riley esteja feliz. O Medo é responsável pela segurança, o Raiva garante que tudo seja justo e a Nojinho evita que Riley seja envenenada – tanto física e como socialmente. A Tristeza não sabe bem qual é sua função e, francamente, ninguém sabe.

“As Emoções são como pequenas vozes dentro da nossa cabeça”, diz o diretor Pete Docter. “Quando estávamos começando a fazer este filme, nós analisamos à nossa volta, nossos filhos, amigos e colegas de trabalho, e percebemos que todos têm um temperamento específico. Todos nós passamos por períodos de tristeza e alegria, mas certas pessoas são simplesmente alegres, zangadas, ou seja, lá o que for. Riley é uma criança feliz. Então, a Alegria tinha que ser a primeira emoção a aparecer, e ela tem uma ligação muito especial com a Riley”.

“A Alegria tem 33 lindos segundos sozinha com ela”, conta Amy Poehler, que faz a voz da Alegria. “Aí Riley começa a chorar e a Tristeza aparece. Alegria percebe que terá que dividir Riley com todas as outras emoções e sentimentos”.

Quando a família de Riley se muda para uma nova e assustadora cidade, as emoções estão atentas, prontas para ajudá-la a passar por essa difícil transição. Mas quando Alegria e Tristeza entram por acaso nas profundezas da mente de Riley — levando algumas memórias base com elas — Medo, Raiva e Nojinho ficam relutantemente no comando. “Pense nisso”, diz o produtor executivo John Lasseter. “Uma menina de 11 anos sem Alegria e Tristeza — só Raiva, Medo e Nojinho. Você acha que isso se parece com alguma criança de 11 anos que você conhece?”

Alegria e Tristeza têm que se aventurar por lugares desconhecidos — Memórias de longo prazo, Terra da Imaginação, Pensamento Abstrato e Produção de Sonhos — em um esforço desesperado para voltar à Sala de Comando e a Riley. No caminho, elas encontram personagens coloridos como os Esquecedores, que são Mentalúrgicos responsáveis pela organização das memórias de Riley, o amigo imaginário de Riley chamado Bing Bong, que busca uma maneira de fazer Riley se lembrar dele. “Ele era um favorito quando Riley era pequena, e tinha a imaginação ativa”, diz Docter. “Mas, ultimamente, ele é como um ator desempregado que tenta desesperadamente retornar à ativa”.

Cheio de encantos típicos da Pixar, Divertida Mente (Inside Out) mostra uma mente cheia de personagens memoráveis, momentos comoventes e humor. “Nosso objetivo, desde o início, foi fazer algo divertido”, diz o produtor Jonas Rivera. “Meus filhos já assistiram e eles só falam sobre o Raiva. Eles acham o personagem muito engraçado. E a jornada da Alegria e da Tristeza é uma aventura muito legal”.

“Eu acho que os adultos — os pais — verão de uma maneira totalmente diferente”, continua Rivera. “Vai ser divertido, mas há algo mais profundo para eles. Isso era algo que Walt Disney sempre quis fazer”.

“Eu adoro a enorme emoção que há neste filme”, acrescenta Poehler. “Em minutos você passa do choro ao riso. E isso é incrivelmente belo. É como um mundo que parece muito familiar e mágico ao mesmo tempo”.

Ajudando a dar vida aos personagens está um elenco de vozes, criativo e cômico, incluindo Amy Poehler (Parks and Recreation) como Alegria; Bill Hader (Saturday Night Live) como Medo; Mindy Kaling (The Mindy Project) como Nojinho; Lewis Black (turnê The Rant is Due: Part Deux) como Raiva e Phyllis Smith (The Office) como Tristeza. Kaitlyn Dias (The Shifting) faz a voz de Riley e Diane Lane (peça The Mystery of Love and Sex) e Kyle MacLachlan (Agents of S.H.I.E.L.D. da Marvel) fazem respectivamente a voz da Mãe e do Pai. “Nós temos um elenco dos sonhos”, diz Docter. “Podíamos trazer o material, descrever o que queríamos da cena e ensaiar com eles para estabelecer como eles poderiam dizer aquilo. Eles nos davam o que nós havíamos escrito, mais inúmeras falas de improviso também. Foi divertido”.

Divertida Mente (Inside Out) foi dirigido por Docter (Up – Altas Aventuras, Monstros S.A.), produzido por Rivera (Up – Altas Aventuras), codirigido por Ronnie Del Carmen (A Missão Especial do Dug) e a produção executiva é de Lasseter (Toy Story, Carros) e Andrew Stanton (Procurando Nemo, WALL•E). O roteiro foi escrito por Docter, Meg LeFauve e Josh Cooley a partir de uma história original de Docter e Del Carmen. O compositor ganhador do prêmio da Academia® Michael Giacchino (Os Incríveis, Ratatouille, Up – Altas Aventuras) foi chamado para fazer a trilha sonora.

Com classificação indicativa livre, Divertida Mente (Inside Out) da Disney•Pixar estreiou nos cinemas em 19 de junho de 2015.